Cremego sedia abertura da campanha Setembro Amarelo

O Cremego sediou, no dia 10 de setembro, a abertura da campanha “Setembro Amarelo - Suicídio: algo que está entre nós”, promovida pela Associação Médica de Goiás (AMG) e Associação Psiquiátrica de Goiás (APG). O presidente do Conselho, Leonardo Mariano Reis, participou da abertura e destacou a importância do apoio a esse evento voltado para a prevenção do suicídio, que vem se tornando um grave problema social e de saúde pública.

O presidente da AMG e corregedor de Sindicância do Cremego, José Umberto Vaz de Siqueira, também demonstrou preocupação com o aumento da incidência de suicídios e enfatizou que é preciso agir para prevenir essas mortes. Palestrante convidado, o presidente da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio, Humberto Correa, citou que, de acordo com o Datasus, a cada ano acontecem 12 mil suicídios no Brasil. Humberto Correa, que considera esse número oficial subestimado, ressaltou ser a prevenção do suicídio totalmente possível e acrescentou que atualmente 38 países, dentre eles a Inglaterra, já adotam estratégias para evitar essas mortes.

No Brasil, segundo ele, uma das ações voltadas para a prevenção do suicídio foi implantada em abril deste ano com o início da vigência da Lei 13.819, que institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio e determina, por exemplo, a notificação compulsória de casos de automutilação, tentativas de suicídio e suicídio.

A abertura da campanha contou ainda com apresentações dos psiquiatras Andiara de Saloma e Airton Ferreira dos Santos Filho e da psicóloga Célia Maria Ferreira da Silva Teixeira, que falaram sobre comportamento suicida na adolescência, drogas e suicídio e posvenção do suicídio. A campanha prossegue até 2 de outubro. Para mais informações, acesse o site da AMG: www.amg.org.br.

 

 

(Texto aprovado pela Presidência do Cremego 11/09/19)

0
Seja o primeiro a comentar!
Escreva aqui seu comentário...